segunda-feira, 30 de maio de 2016

Evangelismo - modelo do NT


Surpreendido pela Esperança, p.239-240.

Para muitos, "evangelismo" consiste em assimilar a estrutura tradicional céu/inferno, convencendo as pessoas de que este é o momento de considerarem a opção "céu" e agarrar-se a ela enquanto puderem. Afinal, o que as impede de chegar lá é o pecado, mas como Jesus Cristo já solucionou esse problema, tudo que elas precisam fazer é aceitá-lo!

Milhões de pessoas se tornaram cristãs porque ouviram essa mensagem e reponderam a ela. [...] Deus age em consequência da oração e da fidelidade, não da técnica ou da habilidade.

Porém, isso não é desculpa para não compreendermos o que acontece quando evengelizamos ou para não usarmos o modelo bíblico de evangelização.

Assim, devemos começar declarando que “evangelho”, no Novo Testamento, é a boa nova, anunciando que Deus (o criador do mundo) está, por fim, se tornando rei, e que esse Jesus, que Deus levantou dentre os mortos, é o verdadeiro Senhor do mundo.

Há mil maneiras diferentes de proclamar essa verdade, dependendo da plateia e da ocasião (veja a variedade de sermões no livro de Atos!). Algumas pessoas talvez já tenham ouvido falar de Jesus, outras talvez tenham apenas uma vaga ideia de quem ele é; alguns, ao ouvir a palavra “Deus”, pensarão logo em um senhor de barbas brancas, enquanto outros pensarão em um tipo de energia celeste. Quase todos precisarão de ajuda para entender alguns detalhes da mensagem.

O poder do evangelho não está na proposta de uma nova espiritualidade ou experiência religiosa, nem na ameaça do fogo do inferno (e, certamente, não na ameaça de ser “deixados para trás”), que pode ser eliminada assim que o ouvinte assinalar determinada opção, fizer a oração certa, levantar a mão, ou alguma coisa desse tipo. 

O poder do evangelho está na poderosa declaração de que Deus é Deus e Jesus é o Senhor; os poderes do mal foram derrotados e o novo mundo de Deus já começou. [...]

Todas as vezes que o evangelho é anunciado, de um jeito ou de outro, no mesmo instante, todas as pessoas são alegremente convidadas a entrar, se juntar à festa e receber perdão pelos pecados cometidos no passado, além de desfrutar de um maravilhoso destino no futuro de Deus e de uma vocação no presente.

Ao aceitar esse convite e receber as boas vindas, todas as emoções e esperanças serão finalmente integradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário