Surpreendido pelas Escrituras, p. 33
Os quatro evangelhos, totalmente de acordo com Gênesis,
Salmos, Isaías e o resto da Bíblia, falam de como Deus se tornou rei: como o Deus criador, em Jesus de Nazaré e
por meio dele, iniciou seu projeto da nova criação para o mundo.
Em cada página, o que vemos é exatamente a nova criação: não apenas uma nova
espiritualidade, sem um sistema para resgatar as pessoas deste mundo, mas um movimento do Espírito criativo de Deus – que ungiu
Jesus, mas que também foi soprado por ele – por meio do qual as pessoas são
chamadas a se tornarem seres humanos genuínos, resgatados de tudo o que
atrapalha isso e, assim, preparados para levar adiante o plano divino da nova
criação.
Mais uma vez, Deus está refazendo o mundo – não por uma intervenção
que exclui tudo o que é natural, como afirmariam alguns esquemas sobrenaturais,
nem por uma permissão estática para as causas naturais tomarem seu curso, como
garantiram alguns esquemas evolutivos (incluindo alguns supostos esquemas
evolutivos cristãos), mas pelo ato da nova criação redentora por meio do qual
os seres humanos são capazes, mais uma vez, de refletir Deus para o mundo e o
mundo, na adoração, para Deus.
Todo o projeto de Jesus é o de um novo templo, o que explica por que o templo de Jerusalém e, depois,
os templos pagãos se tornaram tão problemáticos nos Evangelhos e em Atos.
É o projeto, em outras palavras, no qual céu e terra estão,
finalmente, reunidos, com o governo soberano de Deus, estendendo-se assim na terra como no céu por meio da
missão de Jesus, de modo culminante em sua morte e ressurreição, e depois, por
meio da missão de seus seguidores, a qual tem o mesmo modelo e é movida pelo
mesmo Espírito.
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