domingo, 21 de fevereiro de 2016

A parábola do semeador


Resumo de NT for everyone
  
(Evangelho de Marcos – Mc 4.1-20)

As parábolas de Jesus são como sonhos que precisam ser interpretados. Como símbolos de nações ou charges em jornais, elas só fazem sentido se conhecemos seu fundo histórico.

A parábola do semeador tem seu pano de fundo a partir da cosmovisão bíblica. O semeador semeando não é apenas um quadro familiar do cotidiano da vida rural. É um quadro de Deus semeando novamente o povo de Israel em sua própria terra, após os longos anos no exílio. É um quadro de Deus restaurando a sorte de seu povo, fazendo o agricultor frutificar após muito tempo produzindo abrolhos e espinhos.

Existe aqui, a imagem da restauração do jardim do Éden. 

E existe, também, a profecia de Isaías 40.8 e 55.10-11, a qual mostra a palavra se tornando frutífera, apesar da flor murchar e da erva secar.

O problema (e essa parece ser a principal razão de Jesus ensinar em parábolas) é que a visão de Jesus de como Deus estava semeando sua palavra era, como nós poderíamos dizer hoje, politicamente incorreta.

O povo esperava uma renovação impactante de Israel através do Messias. O reino de Deus explodiria no mundo em uma chama de glória e poder.

Não, declara Jesus. Esse reino se parece mais como um agricultor semeando sementes, onde muitas, aparentemente, serão desperdiçadas, porque o solo não está pronto para elas e não pode sustentá-las.

Para quem conhece a interpretação dos sonhos da época, era uma má notícia para eles. A parábola não é apenas para mostrar a receptividade à mensagem de um pregador, mas é o anúncio e inauguração do reino através de uma charge política subversiva.

Jesus está dando um aviso codificado de que pertencer ao reino de Deus não é automático. Ele está vindo, mas de um jeito diferente do esperado.

Tudo que Jesus fez criou uma divisão dentro de Israel de seus dias. As parábolas não apenas explicam isso, mas são também parte do processo. Elas operam como uma versão muito bem focada do ministério inteiro de Jesus. E Jesus, aqui, não conta apenas o sonho, mas dá a interpretação. Ele não está apenas mostrando a charge, mas explicando o código. Mas os que não são discípulos, embora fascinados pela história, não conseguem entender.

Por que não? Jesus não quer que todo mundo capture a mensagem? Sim e não. O que ele está dizendo é como dinamite e não poderia ser dito abertamente pelas ruas.

Todo movimento que implicava o “reino” já era perigoso por si só (seria visto com preocupação pelas autoridades romanas). E como a mensagem de Jesus era radicalmente diferente do que a maioria das pessoas comuns queria e esperava, era provável que elas ficariam furiosas também.

É um mistério (v.11) que só pode ser entendido se você crê, se você confia.

Para nós hoje, a parábola diz muito sobre como a mensagem de Jesus funciona entre os ouvintes. Mas também sobre o que a mensagem era: a dramática e subversiva renovação de Israel e do mundo.

É, ainda, um desafio para a nossa pregação do reino: o que estamos pregando de tão subversivo e politicamente incorreto que se faz necessário usar uma linguagem de sonhos ou códigos culturais? Ou nossa pregação não está ajustada à mensagem do reino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário