quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Por que um blog sobre N.T. Wright?


Acho que comecei a ler N.T. Wright no final de 2011. Alguém me perguntou por que eu não falava muito sofre o inferno em minhas pregações. Resolvi, então, fazer uma pesquisa na internet sobre o tema, a fim de encontrar melhores argumentos para responder esse tipo de pergunta. Busquei, em primeiro lugar, a opinião de meus autores preferidos: Eugene Peterson, Dalas Willard e Brennan Manning. Então, algo curioso aconteceu. Encontrei várias críticas ao "bloco" de escritores que eu apreciava, com o acréscimo de um "novo herege": N.T.Wright. Minha reação foi: "- Se eles estão criticando, deve ser uma boa leitura".

Começou, a partir daí, minha peregrinação. Li artigos, assisti alguns vídeos  e adquiri livros (o primeiro foi "O mal e a justiça de Deus"). Conversei, também, com outros pastores e amigos sobre o autor. Poucos o amavam; alguns o odiavam. Muitos o achavam interessante; mas a maioria nem o conheciam. 

No final, N.T. Wright se tornou um de meus principais mentores. Tenho lido todos os seus livros traduzidos para o português e vários deles ainda não traduzidos (as versões e-book ajudam muito). Com certeza, minha visão de espiritualidade e missão tem muito de sua influência. Além disso, minhas pregações o acompanham de perto. 

Através desse blog, portanto, gostaria de compartilhar seus escritos, a fim de tornar o autor mais conhecido na igreja brasileira. Pretendo postar textos importantes de seus livros, algumas reflexões pessoais a partir de seus trabalhos e opiniões de outras pessoas. 

Desejo, em Cristo e com o auxílio de Tom Wright, amadurecermos na fé e ampliarmos o impacto de Jesus no mundo onde vivemos.

Pr. Vinicius Lima
Igreja Presbiteriana Independente
Fevereiro de 2016


2 comentários:

  1. Boa noite Pr. Vinicius. Sou Anderson, pastor batista. É com muita satisfação que encontro seu blog. Irei seguir. Sou um leitor assíduo de N. T. Wright. Seu pensamento tem contribuído muito para minha reflexão bíblica. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo Anderson. É bom conhecer colegas que compartilham ideias em comum. N.T. Wright merece ser mais conhecido pelo público cristão brasileiro. Precisamos de teologia bíblica consistente para orientar a fé cristã no mundo contemporâneo. Creio q ele nos dá um bom caminho. Forte abraço.

    ResponderExcluir